Dá para sonhar

15 Dez

Foi dada a largada para as festas, e de todos os lados se ouve o mesmo refrão: “ah, mas que chatice, odeio Natal, estou louca/o para chegar logo janeiro e tudo isso tiver acabado”. Alguns já compraram a passagem, estão viajando uma semana antes, para disfarçar que estão fugindo, e só voltam em 2012 _ e é por isso que não se encontra mais lugar em nenhum avião para nenhum destino.
Já passei noites de Natal em casa de amigos, e elas são, sempre, rigorosamente iguais: as mesmas comidas, o mesmo troca-troca de presentes, as luzinhas da árvore piscando, piscando, as mesmas pessoas de todos os anos repetindo o mesmo texto _ Feliz Natal _, mas ficando pouco tempo, pois tinham pela frente outras festas espalhadas pela cidade, da sogra do irmão, da mãe do futuro genro, etc. etc., nessa loucura que são hoje as novas famílias.
Mas ouço falar que existem os que curtem de verdade; não sei se pelo lado religioso _ será? _ ou pelo lado familiar. Há os que cruzam os oceanos, para poderem estar todos juntos e unidos nessa noite, e para esses o Natal começa em setembro, outubro. É quando combinam em casa de quem vai ser a ceia, quem leva o que, e começam as compras: presentes, papéis de embrulho, laços de fita, e os enfeites, os famosos enfeites da árvore, que a cada ano deve surpreender por ser maior e mais bonita que a do anterior. E o Papai Noel? Sempre haverá um herói na família para, num calor absurdo, se vestir de bom velhinho, com direito a peruca, gorro, barba e bigode. Onde se compra a roupa de Papai Noel? Mistério. E será que alguma criança ainda acredita em Papai Noel? Outro mistério.
Mas as datas têm um peso, e os que não têm família _ ou acham que o Natal não tem nenhuma importância, é um dia como qualquer outro _, estão sujeitos a uma certa melancolia (e alguém encontra um analista dia 24 de dezembro?). Esses ligam a televisão e olham para o relógio a cada 10 minutos, para ver se já está na hora de poder tomar um tranquilizante, dormir, e só acordar dia 25 com um ufa!, já passou. Mas ainda tem o 31.
Nessa noite é obrigatório ser feliz, e ai de quem estiver só, curtindo um amor que se foi ou lembrando das tristezas do ano que passou. E quanto mais alegres estiverem as pessoas nas ruas, mais fogos forem estourados para festejar 2012, mais sós e tristes vão se sentir. Não adianta o discurso de que é um dia como qualquer outro, porque não é; a pressão é grande, dela poucos escapam.
E é inútil tentar brigar com o mundo; ainda é tempo de se organizar, combinar com amigos, aqueles que estarão tão sós quanto você, e combinar de passarem juntos a famosa data. Para isso, o ideal seria ter um bom ar condicionado, alguma bebida, muito gelo, e _ por que não? _ uma travessa de rabanadas, mas com afirme intenção de achar tudo normal. É claro que à meia-noite vão haver muitos beijos e abraços, muitos votos de feliz ano novo, mas é rápido, pronto, acabou. E atenção: beba com moderação, pois as ressacas do primeiro dia do ano costumam ser colossais, e podem ser confundidas com depressão; aliás, alguém já viu uma ressaca feliz?
No fundo, bem lá no fundo, dá uma inveja danada dos que acreditam e festejam o Natal e o Ano Novo a sério; estas devem ser as pessoas mais felizes do mundo, mas por que não tentar entrar no clima e pensar que o novo ano vai ser maravilhoso, e que vamos ser felizes para sempre? Afinal, sonhar não custa.

P.S.: Texto escrito por Danuza Leão.

                                                                                       Xoxo,

                                                                                                 Nanda!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

paulapasquali.wordpress.com/

Tendências, notícias e cultura pop com informações atualizadas de uma forma simples e perspicaz do que está em voga por aí!

OiCarolina

The girl of 5th avenue

niinasecrets.wordpress.com/

secret tips you find here !

latinosamericanos

Just another WordPress.com site

Ponto de vista adolescente

Young, wild and free.

%d bloggers like this: